sexta-feira, março 05, 2010

Lontra-europeia (Lutra lutra)

Esta lontra possui hábitos principalmente noturnos matinais, e como todas as outras lontras, é um animal semi-aquático. O corpo das lontras-européias mede entre 90 e 120 centímetros, e pesa entre 5 e 15 quilos. É revestida por duas camadas de pêlo impermeável, na maior parte do corpo castanha, mas mais clara na garganta. Tem os membros curtos e patas com membranas interdigitais que lhe propulsionam uma natação rápida e vigorosa. A cauda forte, comprida e achatada é o principal órgão propulsor, servindo também de leme. Em média, pesa 7–14 kg e mede 57-70 cm sem contar com a cauda, que mede 35-45 cm.
A lontra-européia é um animal geralmente solitário, e ocupa um território que vai de 5 a 15 km, que é marcado com secreções odoríferas e fezes. O macho vive normalmente sozinho numa área que pode incluir o território de uma ou mais fêmeas. Elas constroem uma toca entre raízes de árvores, em troncos ocos ou numa cavidade rochosa, que às vezes possui uma entrada debaixo da água. Alimentam-se principalmente de peixes e, eventualmente, crustáceos, pássaros e roedores. No interior, caça no escuro, mas nas zonas costeiras é mais activa durante o dia.
São animais vivíparos, atingindo a maturidade sexual entre os dois e os três anos. Embora podendo reproduzir-se durante todo o ano, costumam acasalar entre fevereiro e abril. O período de gestação dura cerca de 60 dias e origina duas a três crias. Estas nascem cegas e são amamentadas durante cerca de três meses, permanecendo junto da progenitora mais de um ano. Atingem os estado adulto aos dois anos e têm uma longevidade de vinte anos, apesar de, em estado selvagem, poucos indivíduos ultrapassarem dos dez anos de vida.
A lontra-comum é considerada uma espécie rara. É caçada pela sua pele ou simplesmente por esporte. Sofre os efeitos da poluição da água e da destruição dos habitats fluviais. (Wikipédia)

Dados Técnicos:
Cano EOS 40D
F8
1/60
500mm
Rio Pavia. Viseu

1 comentário:

Diogo Oliveira disse...

magnifica fotografia, nunca vi uma selvagem, apenas pegadas, dejectos e alguns sons. sao seres muito esquivos e raramente se deixam avistar ;)

Jorge Casais patrocinado pela Fotocamo

Jorge Casais patrocinado pela Fotocamo
www.fotocamo.com